O Canal Universal, que exibi a fantástica e sobrenatural série que fala desses anônimos funcionários, 'The Librarians', cuja 2ª temporada estreou em novembro no Brasil; mostra que em tempos de internet há quem acredite que as bibliotecas não perderam sua função, mas que agora se tornaram templos do conhecimento, com um toque de magia e mistério, não só um lugar onde livros são guardados. Onde as antigas edições de alguns livros e o lugar onde estão guardados, em si, já possuem algo que só os aventureiros do saber, como os da série 'The Librarians', percebem.
Com tanto conhecimento em um único lugar é difícil conter a curiosidade dentro de prédios que abrigam bibliotecas, especialmente os mais antigos e com trabalho arquitetônicos que, como diria o bibliotecário Jacob Stone, "é a arte onde se mora"... Sendo que nesse caso, em que se estuda.
Alguns prédios são tão belos, que não dá nem vontade de sair de dentro e para inspirar a busca por conhecimento, o Canal Universal selecionou 5 bibliotecas, que possuem renomados acervos e também pela sua arquitetura magnífica.
1. Biblioteca do Mosteiro de Admont – Admont, Áustria
Construída no sudeste da Áustria em 1776 a biblioteca do Mosteiro de Admont é de tirar o fôlego. O arquiteto barroco Joseph Hueber foi o encarregado por desenhar o prédio, que possuiu sete cúpulas, todas decoradas com arte de Bartolomeo Altomonte representando épocas diferentes do conhecimento humano. Ela ainda é conhecida pelas esculturas “Four Last Things” de Joseph Stammel que trazem à vida: morte, céu, inferno e o julgamento final.
![]() |
Biblioteca do Mosteiro de Admont – Admont, Áustria (Foto: Divulgação) |
2. Biblioteca do Mosteiro de Wiblingen – Ulm, Alemanha
Completada em 1744 a ala norte do mosteiro de Wiblingen é um verdadeiro templo ao conhecimento. Desenhado pelo arquiteto Christian Wieddermann o prédio é mundialmente reconhecido pelo seu estilo rococó e pela bela pintura de Franz Martin Kühn no teto do prédio.
![]() |
Biblioteca do Mosteiro de Wiblingen – Ulm, Alemanha (Foto: Divulgação) |
3. Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra – Coimbra, Portugal
Finalizada em 1728 esta biblioteca contém mais de 70 mil obras, divididas em três salas, cada uma com dois andares. As estantes são feitas de carvalho duro o que ajuda a manter insetos longe das publicações. Para ajudar o prédio ainda conta com um grupo de morcegos, que vive dentro dos muros saem todas as noites para se alimentar os insetos que estiveram nas redondezas.
![]() |
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra – Coimbra, Portugal (Foto: Divulgação) |
4. Biblioteca Nacional Klementium – Praga, República Checa
A Clementium já foi descrita como a “perola barroca de Praga” por seu interior ricamente ornamentado com ouro. Construído em 1722 o prédio originalmente pertencia aos padres jesuítas, em 1781 foi convertida na biblioteca nacional e em 20005 entrou para a lista de patrimônios da UNESCO.
![]() |
Biblioteca Nacional Klementium – Praga, República Checa (Foto: Divulgação) |
5. Gabinete Real de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil
Localizado no centro da capital carioca este edifício guarda uma da maiores e mais raras coleções de livros em português. Finalizado em 1887 o interior do prédio foi construído em estilo Neo-Manuelino. Um dos destaques da arquitetura é o Altar da Pátria, uma obra prime em mármore, marfim e prata comemorando as descobertas portuguesas.
![]() |
Gabinete Real de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil (Foto: Divulgação) |
Qual delas você gostaria de visitar? Programe-se e faça seu 2016 um ano de mais conhecimento em sua vida. Porque conhecimento nunca é demais.
Publicação original no site do Canal Universal, na página da série 'The Librarians':
http://universal.globo.com/programas/the-librarians/
Fonte: Universal
Nenhum comentário:
Postar um comentário