Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Entrevista: Vivianne Fair


Vampira Nova no Pedaço


Reportagem: Louise Duarte


Viviane Machado Ferreira, Vivianne Fair ou simplesmente A Chefa, é uma autora brasileira da recente safra de novos autores de literatura fantástica.

Viviane além de escritora, é também artista plástica, pois além de escrever suas histórias, ela ainda desenha tirinhas em quadrinhos dos seus personagens de Quem Precisa de Heróis? e A Caçadora, que serão lançados nas livrarias do Brasil em breve.

A escritora que está em processo de ter “Quem Precisa de Heróis” (anteriormente conhecido como “Cavaleiros do RPG”) lançado no Brasil contou para a Digital Rio FM um pouco sobre sua vida e carreira de escritora, que mesmo sem a ajuda de uma editor vem conseguido vender seus livros pela internet através do seu site Recanto da Chefa.

Ela lembra que começou a escrever quando começou a escrever aos 6 anos de idade, mas que profissionalmente começou a escrever histórias aos 17 anos.

CLICK PARA AMPLIAR E LER A TIRINHA

Quando perguntada sobre sua inspiração para criar seus personagens, ela lembra de que no caso de “Quem Precisa de Heróis”, as inspirações vieram das próprias rodas de amigos que jogavam RPG e criavam roteiros absurdos nos jogos. “Quanto ao Caçadora, eu lia muitas histórias de vampiros, muitas com clichês parecidos e pensei no quanto seria engraçado explorar esses clichês de modo cômico. Minha raiz é mesmo cômica, pois Quem Precisa de Heróis é brincadeira com clichês de heróis, enquanto A Caçadora é clichê de vampiros.”

Viviane ou a Chefa como é conhecida no mundo virtual por conta da sua página na Internet chamada “O Recanto da Chefa”, explica o porque dos seus personagens serem tão diferentes de outros do mesmo estilo. “Acredito que é porque eles fogem do estereótipo. No caso de Quem Precisa de Heróis, por exemplo, o bárbaro é um belo loiro de olhos azuis e traços delicados; os heróis são heróis por convenção, gostam de salvar o mundo e a todos, julgando seus próprios atos como certos e causando grandes questionamentos. No caso da Caçadora, o vampiro não banca o misterioso e brinca com os clichês de outros livros de vampiros. A mocinha não é adolescente, embora seja obrigada a passar por uma.”

A autora lembra que adora tudo que é livro especialmente Chick Lits e livros sobre histórias de Santo, além de suspense e ação. Já filmes, ela diz que não consegue escolher um filme específico, mas seus gêneros favoritos são os de comédia, fantasia, animação, suspense e ficção.

Embora já tenha tentado escrever outros gêneros, Vivi sempre acaba esrevendo o gênero Terror/Fantasia. Ela pretende escrever outros gêneros no futuro, mas sempre seguindo a linha cômica.

A autora lembra que começou a escrever para dar continuidade ao seu trabalho de conclusão de curso, pois não poderia finalizar sua história em quadrinhos. Dessa maneira, nasceu a ideia inicial de Quem Precisa de Heróis? Formada na área de desenho, Viviane também desenhou todas as capas de seus livros e teve a ideia de publicar as tirinhas de Cavaleiros do RPG assim como de A Caçadora brincando com as sagas A Mediadora, Percy Jackson e Os Olimpianos além da saga Crepúsculo. As tirinhas de A Caçadora fizeram tanto sucesso que agora Viviane até confecciona eles para venda em seu site em formato de chaveiros, marcadores de livros e adesivos.

“Acredito que ele gosta de ser diferente.” Viviane afirma quando questionada o que seu vampiro Zack tem de diferente dos vampiros da nova safra. “Não gosta de ser vampiro e não procura disfarçar, sacaneia sempre a personagem principal e tira onda com os outros vampiros. Sem contar que ele mesmo lê Anne Rice e critica os livros e filmes que sua caçadora gosta de ler.”

Por que escrever livros sobre vampiros? A inspiração veio faz uns dois anos enquanto ainda escrevia Quem Precisa de Heróis, conta a escritora. “Quando vi que eles estavam em alta e seria divertido tentar algo diferente; mas sempre tem algo meio parecido entre uma história e outra e nunca um livro essencialmente cômico.”


O livro Quem Precisa de Herois ainda não tem previsão de sair em território nacional, mas pode ser adquirido através do site da autora.

Viviane descreve seu livro como uma versão cômica de histórias típicas de RPG onde envolvem donzelas, dragões, cavaleiros, reis, etc. E que o leitor não precisa jogar RPG para poder entender a história. “A melhor maneira que uma amiga minha descreveu: "Conhece Shrek? Então. Só não tem ogro." Em breve o livro será lançado nos Estados Unidos.

Já o livro Caçadora – O Sorriso do Vampiro vai ser lançado pela Editora 21 em breve, mas ainda sem data de lançamento. Enquanto o livro não sai, ele também pode ser adquirido pelo site da autora.

CLICK PARA AMPLIAR E LER A TIRINHA

Ela comenta como é difícil lançar livros no Brasil por conta da concorrência com os livros estrangeiros, e com isso as editoras não gostam de arriscar com livros brasileiros de autores desconhecidos. “O que posso dizer é: não desista fácil se esse é realmente seu sonho. Estude, leia bastante (muito necessário), aceite as críticas (se forem construtivas, obviamente), veja filmes, leia seu livro várias vezes, passe a pessoas que seriam francas com você e tenha paciência. Na maioria das vezes, a resposta pode vir anos depois.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário