Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fantástica Bienal do Livro SP 2012

Quando fui a Bienal do Livro de SP em 2010, vi um aumento considerável pelo interesse pela literatura fantástica entre os leitores. Comportamento que já tinha presenciado em 2009, na Bienal do Livro RJ, onde muitos livros de litfan interessantes foram lançados, entre eles o primeiro romance da autora Giulia Moon, o 'Kaori - Perfume de Vampira', da série publicada pela Giz Editorial.

Em 2010, com o famoso Dia do Vampiro paulista caindo bem na Sexta-feita 13, de estreia da Bienal SP, imaginei que fosse apenas as boas vibrações da data. No entanto, a "vibração" chegou a Bienal RJ 2011 e não foi surpresa ver que na Bienal SP 2012, o número de títulos de literatura fantástica só aumentou, especialmente sobrenaturais.

Porém esse ano, também vi algo que me deixou muito feliz, muito mais autores e também editoras com foco nessa literatura que virou febre mundial, ao começar a enfeitiçar a todos com a série 'Harry Potter' de J.K. Rowling. Assim como aconteceu na Bienal do Livor RJ 2011, os seres fantásticos e sobrenaturais estavam em alta na Bienal paulista esse ano.

Enquanto Giulia Moon lançava uma nova aventura de sua vampira Kaori, o livro 'Kaori o Samurai Sem Braço' (após o lançamento do 'Kaori 2 - Coração de Vampira' ano passado na Bienal carioca, optou por uma história solo, ainda não é o 'Kaori 3'), também encontrei outros autores vampirescos por lá lançando ou relançando seus livros. Teve Vivianne Fair com o novo livro, 'O Caçado - Os Olhos da Caçadora', primeiro volume de sua nova Trilogia, que continua a contar as aventuras do vampiro mais safado de todos, Zack, e a caçadora mais atrapalhada que já se teve notícia, Jessi. Também achei o 'Agridoce' de Simone O. Marques, que não tive a chance de adquiri na Bienal de 2010, e que foi relançado, para minha alegria, na desse ano.

Digo que vampiros tinha para todos os gostos. Além dos autores conhecidos do público brasileiro, como André Vianco, tinha outros com histórias bem interessentes. E até Anne Rice tinha livro "novo" por lá, sua trilogia erótica estava em destaque na Rocco. Tinha tantos lançamentos fantásticos e sobrenaturais nas prateleiras, que eu podia passar dia a catalogar... Pesquisa no Skoob urgente, que tem muita coisa nova chegando as livrarias.

Conheci vários autores de literatura fantásticas, alguns que conhecia de nome e de livro. Parceiros que tive a chance de conhecer pessoalmente. Livros interessantes como os do autor Marcelo Paschoalin, 'A Última Dama de Fogo' e 'Eriana - Filha da Morte e Vida'. 'O Anjo Poeta' do Eddy Khaos, autor que organizou a antologia 'Piratas - Os Senhores das Águas Sombrias', que divulgamos aqui a seleção, e que fui informada que em breve será lançada.

Também conheci as autoras a Roxane Norris ('Immortales') e Jussara Nunes ('Confraria dos Aventureiros'). Os autores Márson Alquati (série 'Ethernyt') e Walter Tierno ('Cira e o Velho'). Revi o autor Gabriel Arruda Burani, que autografava seu 'Hugo, o Vampiro' e me contou uma novidade... Que ainda não estou autorizada a falar. (Sou muito malvada, eu sei. Lado vamp em alta esses dias. *risos*)

Acham que acabei a lista? Não mesmo, haviam vários autores com livros bem interessantes, histórias com vampiros para a minha lista não vão faltaram e vários outros seres fantásticos sobrenaturais bem legais. Lipo lobisomens, bruxas, anjos... Vamp-ETs? Acredite, a lista de livros está tão recreada, que tem opção de leitura fantástica sobrenatural até a Bienal do Livro do Ano que vem aqui no Rio. E torcida para os autores virem para cá, autografar seus livros.

Nos próximos posts falarei de alguns livros, de autores com quem eu pude conversar.
E para a galera que curte o não-sobrenatural, de olho nos post da BienalSP2012 no blog da Digital Rio, que lá também terá posts sobre os autores de gêneros não-sobrenaturais com quem conversei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário