Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 4 de maio de 2010

Antologias I

De acordo com um dos dicionários mais populares da internet, o Wikipédia, uma antologia é uma coleção de trabalhos literários. O termo antologia vem do grego ανθολογία, que significa, etimologicamente, "coletânea de flores", que remete à idéia de escolha, coleção. Trabalhos que antigamente eram em sua grande maioria de coletâneas de poemas, os quais eram agrupados por temática, autoria ou período. Sendo que usa-se o termo antologia para categorizar coleções de obras curtas, como contos, que na maioria das vezes são agrupados em um único volume para uma publicação.

Atualmente no Brasil, vários contistas estão usando o conceito de antologia, para reunir e publicar seus trabalhos, seja em publicações tendo apenas obras próprias, ou em forma cooperativa. Por isso, estamos estreiando essa sessão especial para antologias, onde vamos divulgar as que estão chegando ao mercado literário, as que chegaram e também as que já estão por ai a um tempo.

Estreiando a sessão, temos uma antologia vampiresca. (Claro, afinal é meu tema favorito, não escondo isso de ninguém.)

A antologia 'Meu Amor é um Vampiro' foi escolhida, por ter seu realese enviado para o programa e ao ler a respeito, digo que não vejo a hora para colocar minhas mãos no meu próprio exemplar. Confira!


MEU AMOR É UM VAMPIRO

Coleção Amores Proibidos


A coleção Amores Proibidos vem mostrar que o amor verdadeiro vence todas as barreiras, fazendo pessoas diferentes descobrirem que tem algo em comum, mesmo quando o coração de uma delas não bate há séculos.

Se apaixonar não é nada fácil. Ansiedade, expectativa e muito nervosismo ao pensar no primeiro encontro e, quem sabe, no primeiro beijo. Imagine então quando o pretendente é um vampiro?

Pode ser um bem tradicional de capa e longos caninos, um sombrio e misterioso que aparece de repente na sua janela, ou um aventureiro de moto e calça jeans. Nas perigosas páginas de 'Meu Amor é um Vampiro', o leitor conhecerá histórias fantásticas das melhores autoras de literatura vampiresca, brasileira, da atualidade. Além de casais apaixonantes, em situações surpreendentes.

Proteja o seu pescoço e marque um encontro com histórias, que vão do romance ao susto, do suspense ao riso, numa leitura com beijos de tirar o fôlego e que pode esconder terríveis surpresas.

"Quem nunca se apaixonou que enfie a primeira estaca."

Essa antologia foi organizada pelo também escritor Eric Novello e pela editora Janaína Chervezan, ambos fãs da literatura vampiresca. Publicada pela Editora Draco, tem prefácio da autora Giulia Moon.

Sobre as autoras envolvidas na antologia:

ADRIANA ARAÚJO
Considerada alguém de estranhas idéias. Cria histórias em tempo integral e estuda Química na UFMG para se distrair. A autora publicou contos nas antologias 'Pacto de Monstros' e 'Paradigmas 4'. Adriana Araújo mantém alguns sites, entre eles o imperdível site de tirinhas Bram & Vlad. Seu lema de vida é "não se leve tão a sério".

ANA CAROLINA SILVEIRA
É advogada, blogueira, leitora inveterada e escritora eventual, não necessariamente nesta ordem. Atualmente reside em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Jogou muito Vampiro: A Máscara durante a adolescência e até hoje tem uma quedinha pelo vampiro Lestat de Anne Rice. Para saber mais sobre a autora, visite seu blog, o Leitura Escrita.

CRISTINA ‘TZIGANNE’ RODRIGUEZ
De alma e vida de cigana, está sempre de mudança, sempre a procura de algo de novo. Romântica, acha que o amor supera tudo, inclusive vampirismo. É casada e tem um filho. Dedica-se a escrever e a tentar cuidar de plantas, sem muito sucesso. ‘O vermelho do teu sangue’ é seu primeiro conto publicado. Para saber mais sobre a autora, visite seu blog pessoal, o Tziganne.

GIULIA MOON
A autora que é colaboradora do programa Contos Sobrenaturais e do Seleção Digital, da rádio Digital Rio, tem várias antologias com contos de sua autoria. Tendo atualmente no mercado duas publicações, 'Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros' e 'A Dama-Morcega', formadas só por seus contos. Sendo também uma das autoras participantes da antologia, sucesso de vendas, 'Amor Vampiro'. Ano Passado (2009), lançou o seu primeiro romance, 'Kaori: Perfume de Vampira', que teve sua edição esgotada, durantes os dias da Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Para saber mais sobre a autora, navegue em nosso blog e visite o Site Oficial de Giulia Moon.

HELENA GOMES
Jornalista, professora universitária e autora de vários livros de ficção entre eles a série 'A Caverna de Cristais' que conta com os livros 'O Arqueiro e a Feiticeira', 'Aliança dos Povos' e 'Despertar do Dragão'. É co-autora de uma não-ficção 'Memórias da Hotelaria Santista' (1997). A autora tem contos em vários antologias, assim como em revistas e sites. Para saber mais sobre a autora, visite seu blog pessoal, o Mundo Nergal.

NAZARETHE FONSECA
A autora que também é colaboradora do programa Contos Sobrenaturais e do Seleção Digital, da rádio Digital Rio, participou das antologias 'Necrópole: Histórias de Bruxaria' e 'Anno Domini'. Atualmente conseguiu dar continuidade a história de seu primeiro livro publicado, o 'Alma e Sangue - Despertar do Vampiro' de 2001. Atualmente o livro foi relançado pela editora Aleph, que está publicando toda a saga 'Alma e Sangue'. Para saber mais sobre a autora e sua saga vampiresca, navegue em nosso blog e visite o Alma e Sangue. Se tem orkut e é fã da autora, participe da comunidade Eu Leio Nazarethe Fonseca.

REGINA DRUMMOND
A autora é mineira e atualmente está morando em Munique, na Alemanha. Apesar da sua formação de professora, nunca deu aulas, mas sempre trabalhou com literatura. Autora de vários livros, tradutora e contadora de histórias, já ganhou alguns prêmios e destaques, sendo o mais importante o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, como editora. Escreve para jornais e revistas, tanto internacionais, como brasileiras. Sendo fluente em alemão, inglês e francês. Entre seus livros, destaque para 'Destino: Transilvânia', 'Sete Histórias do Mundo Mágico', 'O destino de uma jovem maga' e 'Histórias de Arrepiar'. Para saber mais sobre a autora, visite o Site Oficial de Regina Drummond.

ROSANA RIOS
Autora de Literatura Fantástica, Infantil e Juvenil. Tem 22 anos de carreira onde escreveu, entre outras coisas, roteiros (TV e quadrinhos) e textos para teatro. Tendo publicado mais de 100 obras. Já recebeu vários prêmios, como o Cid. de Belo Horizonte de 1990 e Prêmio Abril de Jornalismo de 1994 . Chegando a ser finalista do Prêmio Jabuti de 2008. Mora em São Paulo com a família, uma enorme biblioteca e uma coleção de dragões. Para saber mais sobre a autora, acesse seu blog pessoal, o Rosana Rios Literature. Visite também o site Segredo das Pedras.

VALÉRIA HADEL
Paulista, mas descendente de húngaros e romenos, o que de certa forma explica sua familiaridade com vampiros. Graduou-se em biologia, fez pós-graduação em ecologia e zoologia. Atualmente mora em São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo. Sua área de atuação é a pesquisa e o ensino em ecologia e educação ambiental marinha e costeira. No quintal da sua casa, moram cinco vira-latas, um dos quais é personagem do conto que escreveu para 'Meu Amor é um Vampiro'.

Um comentário:

  1. Obrigado pela divulgação!
    O livro está muito bom. Feito no capricho por quem entende do assunto.
    Abss!
    Eric

    ResponderExcluir