Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 8 de novembro de 2016

Hoje é aniversário do pai do Conde Drácula!

Em 8 de novembro de 1847 em Clontarf, Dublin, na Irlanda nascia do escritor Bram Stoker, que décadas depois imortalizaria o nome de Drácula, com sua obra.

O romancista irlandês Bram Stoker é mundialmente conhecido pelo livro 'Drácula', obra mais famosa e conhecida atualmente. Lançado no final do século XIX, em 1897, 'Drácula' é um fenômeno da literatura até hoje e continua sendo relançado com novas capas e traduções a cada ano.


O irlandês Bram Stoker nasceu na cidade de Dublin e desde cedo mostrou talento para escrever, especialmente literatura fantástica. Com apenas 16 anos, ele escreveu seu primeiro ensaio. Em 1870 se formou em Matemática. No entanto, após seu casamento com Florence Balcombe (com a qual teve um filho, Irving Noel Thornley Stoker), mudou para Londres, na Inglaterra, onde trabalhou na Companhia Teatral Irving Lyceum por mais de 20 anos.

Foi trabalhando para o ator Henry Irving, que o autor viajou por vários países. Porém nunca esteve na Europa Oriental, onde parte do cenário do livro sobre o enigmático vampiro, o Conde Drácula, se passa. Para escrever sobre o lugar, ele usou a velha e boa pesquisa, em livros, e um dos lugares onde mais frequentou durante o tempo que pesquisou foi a biblioteca londrina.

Foi trabalhando na Companhia Teatral Irving Lyceum que começou a escrever seu mais conhecido romance, 'Drácula', o qual fez uma demorada e detalhada pesquisa, por cerca de 6 anos, antes de escrevê-lo.

Fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros gêneros.

Escreveu outro livro sobre vampiros, 'O Caixão da Mulher-Vampiro' publicado em 1909.

Para quem sabe inglês, visite o site: http://bramstoker.org/

Leia+: #Dracula

Nenhum comentário:

Postar um comentário