Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 16 de novembro de 2016

#AnimaisFantásticos e Onde Habitam


'Animais Fantásticos e Onde Habitam' (Fantastic Beasts and Where to Find Them, 2016), com direçao de David Yates, tem a autora da série literária 'Harry Potter', J.K. Rowling, estreando como roteirista de cinema.

Diferente do que se pensa, esse primeiro filme de uma franquia de 5 filmes, não é uma adaptação. Trata-se de um história original, mas ambientada no universo ficcional da famosa série literária da autora. Até existe um livro chamado 'Animais Fantásticos e Onde Habitam', mas é um livro escolar usado por Harry Potter e os alunos da Escola de Magia e Bruxaria britânica, Horgwart. No entanto, o nome da nova franquia se dá por ser a história do estudioso que escreveu o livro, o bruxo Newt Scamander, que escreve 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' com objetivo educacional, o qual nada mais é que uma lista detalhada sobre cada criatura mágica e seu habitat.

A proposta do filme também é bem diferente da série literária, pois além de se passar décadas antes dos acontecimentos nos livros de 'Harry Potter', o roteiro foi escrito para um público mais adulto, ou simplesmente para os fãs agora crescidos da autora.

Não tem como comparar as duas histórias, mas o encanto com certeza continua. Os personagens envolvem o público, que obviamente tem que gostar de histórias de fantasia. As atrizes Alison Sudol e Katherine Waterston como, respectivamente, as irmãs bruxas Queenie e Porpentina Goldstein, junto com Dan Fogler como o trouxa Jacob Kowalski, estão ótimos ao lado de Eddie Redmayne.

No que diz respeito ao visual do filme, além de ótima fotografia, figurino de época (pois o filme se passa no início do século XX), direção de arte tanto quanto aos objetos de cena a criação dos digitais, tudo está um encanto que fica ainda mais incrível em 3D. Que tem a magia do cinema intensificada com uma fantástica trilha sonora.

Quanto a trama desse primeiro filme, o público é apresentado ao bruxo Newt Scamander que chega aos Estados Unidos vindo da Inglaterra, e trazendo consigo uma mala onde os trouxos (que são chamados apenas de não-mágicos pelos bruxos americanos) não conseguem ver nada de especial, mas que para os bruxos é um caso de polícia, ou melhor dizendo de aurores.

Em uma aventura alucinante pelas ruas de Manhattan, Newt precisa encontrar alguns de seus preciosos animais que escaparam da mala do bruxo sem querer querendo, antes que se metam e a ele em confusão.

'Animais Fantásticos e Onde Habitam' não é um novo Harry Potter, é uma história mais adulta e menos didática, pois não ensina coisas sobre o mundo dos bruxos, mas mostra como ele é na realidade.

Estreando amanhã (17/nov) nos cinemas brasileiros, 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' vale muito ser visto em 3D, mas também será distribuído pela Warner na versão 2D, com cópias dubladas e legendadas em português.


Leia+: #CinemaSobrenatural
Leia também: HARRY POTTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário