Literatura Fantástica nas ondas do rádio




domingo, 6 de fevereiro de 2011

Seja Meu Valentim

Post atualizado em 8 de fevereiro de 2011


Para os autor e autora de Literatura Fantástica Sobrenatural que escrevem contos românticos, trágico-românticos, ou mesmo de conteúdo adulto romântico... Faço um convite. O que acham de comemorar o Dia de São Valentim junto com o Contos Sobrenaturais?

Mande seu conto e aquele com o espírito do verdadeiro Dia dos Namorados, também concorra a um presente surpresa no Dia de São Valentim, que é comemorado no dia 14 de fevereiro.

O Dia de São Valentim, não é só o dia de um santo reconhecido pela Igreja Católica, é também o verdadeiro Dia dos Namorados. Eu só descobri tal coisa, por causa do filme de terror Valentine, com o ator David Boreanaz (de Buffy, Angel e Bones) e com a atriz Katherine Heigl (de Roswell e Grey's Anatomy), onde no Valentine's Day (Dia de São Valentim, em inglês) um assassino começa a perseguir um grupo de velhas amigas de escola.

A data celebrada em muitos países do mundo, com forte herança católica, no dia 14 de fevereiro é por causa da morte do bispo romano Valentim. O bispo viveu durante o governo do imperador Cláudio II, o qual havia proibido a realização de casamentos, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Para o imperador os jovens sem família se alistariam com maior facilidade, pois não teriam laços que o prendessem. No entanto, o bispo Valentim continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição, em segredo e quando foi descoberto, acabou preso e sentenciado à morte.

Enquanto esperava pelo cumprimento de sua sentença na cadeia, o bispo recebeu flores e bilhetes de mulheres e homens, os quais diziam que ainda acreditavam no amor. Entre aqueles que mandavam mensagens ao bispo, estava Asterias, a filha cega do carcereiro, a qual consegue permissão do pai para visitar Valentim.

Asterias e Valentim se apaixonaram e milagrosamente a jovem recupera a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem antes de morrer, onde assinava "de seu Valentim". A assinatura passou a ser uma expressão, que chegou aos dias atuais como "Seja meu Valentim", equivalente a "Seja meu amor" ou "Seja meu(minha) namorado(a)". Ou seja, é uma forma de declarar o interesse por alguém no dia dedicado ao Santo Católico.

O bispo Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 e por defender o amor, o dia do santo também ficou conhecido como dos namorados. Infelizmente no Brasil, a data foi alterada, por interesses puramente comerciais, perdendo o real objetivo, que é homenagear aquele que lutou em nome do amor e da família.

Por isso convido à todos, para comemorar o Dia de São Valentim com o Contos Sobrenaturais e a Digital Rio FM no próximo dia 14 de fevereiro. Encontre seu Valentim e viva o amor!

Todos os contos enviados, que tenham o fator sobrenatural e fale de amor (seja o tipo que for, de platônico ao trágico), farão parte ou do programa (audioconto), ou do blog (texto). E o autor terá um banner de parceiro incluído na página de parceria do Contos Sobrenaturais. (Caso ainda não seja um dos nossos parceiros.)

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ
1 DE MARÇO. PARTICIPE!

O presente surpresa é para ele e para ela, com marcadores autografados pelos autores: Georgette Silen, M.D. Amado (do Estronho), Nazarethe Fonseca, Andrés Carreiro e Gabriel A. Burani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário