Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 28 de abril de 2010

Parceiros do Contos Sobrenaturais

Hoje gostaria de falar de parcerias importantes para o blog e o programa do Contos Sobrenaturais.


Desde o início, contamos com a parceria do autor Adriano Siqueira, através do qual tive a chance de conhecer Carla Ribeiro e Tiago Castro. Depois veio Vivianne Fair e esses só são os que concretizaram uma parceria fixa com o programa Contos Sobrenaturais, entre os que eventualmente colaboram conosco.

E, claro, Louise Duarte (programa Fala Série), jornalista cultura da rádio Digital Rio, sem a qual o programa, não teria uma voz, pois eu nunca falo. Essa não é a minha praia, desculpe, pessoal.

Adorável Noite


Criado por Adriano Siqueira, diagramador e designer gráfico, em 2000 com o objetivo de divulgar seu trabalho como contista e a cultura envolvendo histórias de vampiros.

Assim o autor deu início a seu projeto de criar um site, dedicado as adoráveis criaturas da noite, o Adorável Noite. E em uma época que poucos escritores tinham a chance de ter um site, Adriano Siqueira começou a trabalhar também na divulgação de trabalhos de outros autores.

Após a criação do Adorável Noite, Adriano Siqueira não parou. Ele idealizou o grupo de escritores Tinta Rubra, onde autores como Giulia Moon e Martha Argel foram descobertos, além do próprio grupo do Adorável Noite. Em 2001, lançou seu primeiro fanzine de contos de vampiros, inteiramente brasileiro, o Adorável Noite. O Fanzine Adorável Noite tinha o objetivo de divulgar novos escritores em eventos por São Paulo e atualmente, sendo também distribuída online, mantém esse objetivo, só que pelo Brasil e países de língua portuguesa. (Veja aqui.)

Quer saber mais sobre Adriano Siqueira, nosso blog tem contos e poesias do autor, entrevistas e links indicados dele. E se quiser saber mais detalhes sobre a criação do Adorável Noite, veja aqui todos os detalhes de como tudo começou e como o site alcançou o sucesso, completando em 2010, 10 anos.

Alterwords


Trata-se de uma revista literária em idioma português, disponível apenas online. Uma distribuição feita gratuitamente a cada mês.

A Alterwords tem origem em Portugal e seu objetivo é dar voz aqueles que não são ouvidos, criando oportunidade para autores português mostrarem seus trabalhos. Porém também divulga a literatura mundial através de dicas e resenhas. Buscando assim, mostrar que há muitos autores que possuem trabalhos de qualidade, mas que infelizmente não têm oportunidade. Os produtores e colaboradores da Alterwords, querem elogiar a boa literatura e incentivar os autores principiantes, a continuares lutando por suas obras.

Autores que colaboram mensalmente com a Alterwords: Carla Ribeiro, Bruno Pereira, Daniela Pereira, Liliana Duarte, Liliana Lopes, Miguel Pereira, Susana Carvalho Machado e Susana Catalão.

Para obter maiores informações dos autores, basta baixar as edições da revista, que estão todas online. Também pode entrar em contato e pedir para receber por e-mail ( alterwords@gmail.com ) tanto as edições antigas, como as novas edições (mensal). Se tem twitter, siga Carla Ribeiro ( http://twitter.com/CarlaSRibeiro ). Troque uma idéia com a autora e uma das responsáveis pela distribuição da revista. No blog do programa Seleção Digital encontra-se uma entrevista com Carla Ribeiro. (Veja aqui.)

Universo Insônia


É a evolução do antigo Blog Insônia.

Em forma de um site, o Insônia ganhou algumas vantagens, pode disponibilizar melhorar suas matérias e em relação a conteúdo, conta com dicas de livros, assim como resenhas. Matérias e curiosidades sobre quadrinhos, animação, cinema, séries de tv e cultura pop em geral.

Objetivo do Universo Insônia é divulgar os autores nacionais, tanto na parte de literatura fantástica como os quadrinistas. Além de dar um apoio moral aos produtores nacional de animação e do bom cinema brasileiro.

Para quem tem Orkut, há uma comunidade oficial: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96909525

O Universo Insônia tem a dupla Tiago Castro e Adriano Siqueira, como responsáveis pelo o site atualmente. Como já falamos de Adriano Siqueira acima, vamos falar um pouco de Tiago Castro, idealizador do site. Diretor de arte e estrategista digital, é colunista do Fontes da Ficção e colaborador do simpósio de literatura fantástica Fantasticon, criado por Silvio Alexandre. Também edita o blog Ideias com Café, onde fala sobre propaganda, internet, ideias e outros assuntos relacionados.

E se acham que Tiago Castro é um multitalento, saiba que ele também se aventura pela literatura. Tem publicado alguns contos de sua autoria na internet e no fanzine Adorável Noite. Atualmente está preparando seu primeiro romance de fantasia.

Recanto da Chefa


Trata-se do blog oficial da escritora e desenhista, Vivianne Fair.

Em parceria com o Recanto da Chefa, tivemos a chance não só de ter uma sessão dedicada interamente a quadrinhos, como enriquecer nosso kit-brinde Digital Rio, com ímã, marcadores, chaveiros... Todos exclusivos de personagens da autora, com a qual estou tendo a chance de fazer dois trabalhos, ligados a minha área de formação, o cinema.

Primeiro, trabalhando com a edição de som dos audiocontos de Jessi e Zack, gravados na voz da própria autora e na de Pedro Pinheiro. (Veja detalhes aqui.) E estamos atualmente trabalhando no book trailer do livro de Vivianne Fair, Quem precisa de Heróis? , que trata-se do novo título de Cavaleiros do RPG, que será relançado muito em breve. Também preparamos novidades para a trilogia A Caçadora.

Se quiser saber um pouco mais sobre a autora, veja aqui no blog do Contos Sobrenaturais as matérias relacionada a Vivianne Fair e seu trabalho. E fiquem de olho, que em breve teremos uma entrevista exclusiva no ar.


Por fim, quero agradecer a todos que colaboraram com o programa até hoje, desde os que colaboraram com o envio de um conto, um realese de livro, brinde... Aos autores que estão conosco, como Martha Argel, Giulia Moon, Nazarethe Fonseca e Luis Eduardo Matta.

Também quero agradecer a todos, que nos ajudam a manter o twitter da Digital Rio FM repleto de notícias da literatura mundial, tanto sobrenatural, como vampirescas, fantástica, nacional e internacional. A Louise Duarte que sempre trás as principais novidades do mundo das séries e que recentemente, se empolgou tanto com a leitura dos contos, que resolveu criar um blog só para suas histórias ( Quem conta um conto... ).

E logo estarei colocando nos canais de videos da Digital Rio, Canal Contos Sobrenaturais e Yahoo!Videos da Rádio Digital Rio, nova leva de audiocontos em forma de video. Fiquem ligados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário