Nos dias que aconteceu o Rio Coment Market (12 a 14 de abril, no Rio de Janeiro), vários destaques do mundo da TV mundial e do audiovisual, trocaram informações valiosa com profissionais da área no Brasil, entre os quais estava o criador da série 'Games Of Thrones', D.B. Weiss.
O Brasil pode ter inovado no que diz respeito as novelas, mas parou no tempo. Precisando urgente de eventos como o Rio Content Market para se atualizar. No que diz respeito ao audiovisual nacional de TV, são raros os programas de qualidade produzidos para as TVs brasileiras (abertas ou por assinaturas), que estão repletas de reality show enfadonhos e programas de comédia sem graça. Atualmente nem as novelas agradam o público que passa mais tempo reclamando das mesmas e relembrando a Época de Ouro de sucessos como 'Roque Santeiro' e 'Vamp'; novelas que fizeram história por sairem do padrão melodrama novelesco, ao misturar drama e comédia, a uma história de conteúdo sobrenatural.
Séries de TVs no Brasil estão começando a se destacar, mas a maioria estão seguindo o sucesso dos filmes 'Tropa de Elite', apostando só em histórias ambientadas no realismo do mundo do crime e/ou policial, não dando a chance para outros gêneros, como séries de conteúdo sobrenatural. Há as séries de comédia, mas são só reflexos de programas cômicos, com produções que nem conseguem seguir os padrões básicos das sitcom americanas, frustando quem curte tal tipo de programa. Sem contar muitas séries com episódios inteiros com foco nos patrocinadores do programa, que os tornam uma irritante propaganda de vinte minutos a meia hora de duração.
Então quando ninguém menos que um dos criadores do estrondoso sucesso da HBO 'Game Of Thrones' é convidado para uma palestra, é impossível não prestigiar.
Fui cobrir a palestra de D.B. Weiss, que tem sua série como um dos destaques da HBO, não só por ser uma das mais bem sucedidas séries da atualidade, mas por misturar drama e conteúdo sobrenatural de forma brilhante e em um canal que até então basicamente só tinha em sua programação dramas realísticos e os vampiros de "Sookie Stackhouse" (da série 'True Blood').
Se desculpando logo no início, por ter vindo sem o parceiro na criação da série, David Benioff, que deveria estar presente na palestra como anunciado anteriormente no site do evento, mas que infelizmente não pode comparecer. D.B. Weiss, muito simpático, falou ao público presente no auditório lotado, sobre a produção, desde a parte da criação das histórias e personagens, inspirados nos livros de George R.R. Martin (série fantástica sobrenatural 'As Crônicas de Gelo e Fogo'), até sobre a concepção dos efeitos visuais.
Além da troca de valiosas informações com os profissionais na área tanto do Brasil, como de vários que vieram de outras partes dos mundo, também foi permitido a tietagem durante os 3 dias do Rio Content Market. Oportunidade bem aproveitada por fãs de 'Games Of Thrones' presentes, como o criador da 'Turma da Página Pirata', Marcelo Amaral, que foi prestigiar a palestra dada por D.B. Weiss e aproveitou para autografar seu box da série.
Se até o moderador da palestra fez questão de tietar o criador de 'Games Of Thrones', durante a 1 hora em que o palestrante esteve no palco, não seria eu a fazer diferente. É claro que tirei foto também.
Foram divulgadas novidades para a nova temporada, que estreia em abril, que em breve terá uma matéria exclusiva, para os anti-spoilers não reclamarem, com informações inclusive de participações especiais, como a de Mark Gatiss (presente no RCM), e parcerias para um dos eventos televisivos mais esperados do ano.
Leia+: Games Of Thrones
No Blog da Digital Rio, mais informações sobre o evento: Rio Content Market
Nenhum comentário:
Postar um comentário