Literatura Fantástica nas ondas do rádio




domingo, 19 de dezembro de 2010

Os Livros que Gostei 05

Se tem uma coisa que eu adoro são histórias e lendas. Porém sempre tive interesse pessoal em personalidade da história da humanidade que tiveram vidas não só, digamos agitadas, como aquelas que deixaram certas brechas para que fossem preenchidas pela mente fértil de futuras gerações. Conheço várias, mas duas em especial já deram muito o que falar, o famoso príncipe da Valáquia, Vlad III (mais conhecido pelo "singelo" nome de Vlad, o Empalador) e a condessa húngara Elizabeth Bathory (Erzsébet Báthory).

O livro Legado de Bathory do autor Alexandre Heredia, que leva no título o nome da família da infame condessa, eu poderia esperar tudo, menos que se tratava de um drama dos mais bem elaborados, com foco nas histórias e lendas sobre Elizabeth Bathory. A história é um misto de drama e suspense, com dose cavalar de mistério, que prendendo o leitor de uma forma, que em dado momento é difícil largar o livro até chegar a sua conclusão.


Ambietada na época da Segunda Guerra Mundial, a história também conta com um passeio não só pelos lugares em que a condessa passou em vida, como por uma parte da história da humanidade repleta de contrastes. Com personagens de personalidade primorosa, o leitor se envolve com seus dramas pessoais de uma forma deliciosa, os vendos não como personagens de filmes do tipo Indiana Jones, mas como pessoas que podiam ter vivido em qualquer momento do tempo da história humana.

Um livro super indicado para quem gosta de um bom mistério, fantasia e drama construído com base histórica. Definitivamente um livro que vale ter na estante.

Quem é Alexandre Heredia?

Quando questionado em seu blog, o autor comenta primeiro que "essa não é uma pergunta que se faça assim" para depois dizer que "há controvérsias, nenhuma delas endossada pelo próprio. A única coisa válida que se sabe é que o pouco que se sabe não vale nada". Na loja virtual da Tarja encontramos um pouco mais. Analista de sistemas e escritor. Um curioso mistério, mas que tem uma lista bem farta de livros com base na literatura fantástica, com foco geralmente no lado mau da alma humana, histórias que mesclam o desespero, a crueldade e a fantasia de uma forma interessante e envolvente, dando a casos do dia-a-dia uma visão do fantástico e macabro. Além do Legado de Bathory o autor lançou os livros Predadores e Emboscada juntos esse ano, os três livros pela Tarja Editorial. Como contista, participou dos 3 livros que compoem a coleção da antologia Necrópole (Histórias de Bruxaria, Histórias de Fantasmas e Histórias de Vampiros) da Editora Alaúde. Também está em outras duas coletâneas do gênero fantástico Visões de São Paulo (Tarja Editorial) e na Imaginários 2 (Editora Draco).


Blog do autor
Alexandre Heredia:
http://gardenalcomfantauva.blogspot.com

Twitter de
Alexandre Heredia:

3 comentários:

  1. Que dica super legal!! xD
    Gostei muito do conteúdo do livro. Eu gosto bastante de livro que mistura fantasia, mistério e que se relacionada com fatos históricos.
    Eu já dois livros em que o autor participa, Necrópole - histórias de Vampiros e Necrópole - histórias de fantasmas.
    Massa demais! ^__^

    ResponderExcluir
  2. Naum li mas parece ser legal sim!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro.
    Sou que nem você, adoro esse tipo de história com fundo histórico real.
    Quando descobri sobre a condessa Bathory, eu estava no 2º colegial, e não achava muito material sobre a condessa, e fui perguntar pro meu professor de história se ele conhecia. E é obvio que ele não conhecia hehe.
    Anos mais tarde saciei parte dessa minha curiosidade, através de internet.
    Esse livro com certeza está na minha wishlist
    Beijos

    ResponderExcluir