Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 24 de março de 2010

Os Livros que Gostei 01

Essa sessão é exclusiva para as resenhas que farei, para colocar no Skoob... Sendo uma versão estendida, por assim dizer, igual dos filmes. :D

Eu não tinha a intenção de escrever resenhas no Skoob, serei sincera, mas no decorrer de quase um ano, sinto-me empolgada com a idéia. Afinal, alguns autores merecem. Autores que em parte, só tive a chance de conhecer nos últimos seis meses, graças ao trabalho com o programa Contos Sobrenaturais. Sendo que, por enquanto, vou falar apenas dos livros da literatura fantástica brasileira, já que atualmente me encontro completamente apaixonada por algumas histórias e personagens de autores, os quais são todos de nosso país. Por isso a idéia de fazer uma sessão aqui no Blog, claro que só incluindo comentários que tenha o Sobrenatural como foco.

Não que eu queira escrever uma resenha de fato, do tipo "crítica". Eu falo como uma amante da boa literatura e que sabe muito bem que gosto não se discute. Quero apenas dar a minha opinião pessoal e se isso significar que outros vão dar chance a livros, que de cara talvez não se interessassem, já fico feliz.


E aqui estou eu, falando de 'A Caçadora - Sorriso de Vampiro', escrito por Vivianne Fair. Um livro que segue a linha do meu querido Bram Stoker... Não, não é terror. Falo do estilo único e peculiar, com o qual a narrativa foi construída. A autora consegue assustar o leitor na mesma proporção que o mata de tanto ri, pois reuniu brilhantemente as características de uma boa história de vampiro (criando um assustador e fascinando vampiro como Zack Redpath), com um inesperado fator cômico (graças a tendência a adorável caçadora de se meter em confusão).

Narrado pela própria protagonista da história, o leitor é levado a ver através dos olhos de Jéssica todos os acontecimentos, em um ritmo empolgante e envolvente, que só Jessi conseguiria proporcionar. Algo que não ficaria tão interessante, creio eu, se a autora não tivesse optado pela primeira pessoa em sua narrativa.


Vivianne Fair escreve de uma forma inovadora, que além de envolvente e empolgante, tem um ritmo gostoso de acompanhar, que não dá para sentir o tempo passar. Com certaza agradando a um público tanto adulto, quanto infanto-juvenis. Porque faz você não querer largar o livro. Falo por experiência própria, não dormir por causa dele, não queria deixa Jessi e Zack até chegar a última página. E agora resolvi reler o livro com mais calma... Delícia!

O livro também tem uma forma inovadora, é uma trilogia... Não, não é uma história dividida em 3 partes. Esqueça 'Senhor dos Anéis', porque uma trilogia verdadeira é 'Star Wars'. E antes que alguém reclame, falo quanto a estrutura do filme, não se é bom ou ruim. Explicando. Star Wars não é um filme com 6 partes, ou 6 sequências. Sextologia... Por favor. 'Star Wars' é uma história dividida em 2 trilogias. Simples assim.

Em fim, 'A Caçadora - Sorriso de Vampiro' é recomendadíssimo. Especialmente para quem curte uma boa história de vampiro, que gosta de ri e que adora personagens cuidadosamente desenvolvidos, ao ponto de você imaginá-los andando pelo Shopping. Tanto o maravilhoso vampiro Zack, como a adorável caçadora Jessi, são personagem cativantes e irresistíveis. Sendo que juntos são perfeitamente capazes de destruir o planeta... Que os dois nunca encontrem a Sephira (Personagem do livro 'Cavaleiros do RPG' também de Vivianne Fair).

Gostou do que leu? Curioso?

Vá no Recanto da Chefa, blog oficial da autora, para saber mais sobre a trilogia 'A Caçadora':
http://recantodachefa.blogspot.com/


Resenha no Skoob, versão resumida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário