Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

#ASereia - Lago dos Mortos


'A Sereia - Lago dos Mortos' (Rusalka: Ozero myortvykh, 2018) é uma produção russas do ano passado, dirigida por Svyatoslav Podgayevskiy e com o roteiro assinado por ele, Natalya Dubovaya e o produtor do filme Ivan Kapitonov.

Assim como nos filmes anteriores, 'A Dama do Espelho - O Ritual das Trevas' e 'A Noiva', o diretor busca nas lendas e folclores de seu país, material para criar o roteiro das produções que dirige.

Nesse novo filme é a vez da lenda russa sobre a dama d'água, semelhante as lendas que temos no Brasil, que fala de um tipo de sereia de água doce.

Na história apresentada em 'A Sereia - Lago dos Mortos', mulheres que morrem afogadas em algum lago ou rio em circunstâncias trágicas, eram amaldiçoas e viravam um tipo de sereias demoníacas, as quais passavam a assombrar o local onde o fato teria ocorrido.

Como se trata de uma produção russa, 'A Sereia - Lago dos Mortos' não segue os padrões que costuma ser visto em produções hollywoodiana, mesmo que o filme tenha alguns recursos de filmagem e edição comum dos gêneros terror e suspense. Isso porque o diretor tenta criar um estilo próprio para si e também para as produções russas de conteúdo sobrenatural, algo que já foi visto nos dois filmes anteriores dirigidos por Svyatoslav Podgayevskiy.

A trama mostra o nadador Roman (Efim Petrunin) encontrando no lago da antiga casa da família, uma estranha jovem, durante a despedida de solteiro surpresa, organizada por um dos amigos. Quando Roman volta para casa, ele e sua noiva Marina (Viktoriya Agalakova) começam a ser assombrados pela mulher do lago.

Com a água em foco, tudo no filme leva a ela. Da fotografia em tons de azuis e esverdeada, passando pela direção de arte com tudo a volta com aparência de molhado ou úmido, a cenas dentro de lago e piscina quase claustrofóbica.

O filme 'A Sereia - Lago dos Mortos' estreia na próxima quinta nos cinemas brasileiros, dia 31 de janeiro. Com distribuição Paris Filmes, chega aos cinemas na versão dublada em português e também legendada, mas a versão dublada em inglês e não a original russo.


Leia+: #CinemaSobrenatural
Leia também: CONTOS SOBRENATURAIS NA CABINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário