Literatura Fantástica nas ondas do rádio




domingo, 8 de janeiro de 2012

A Dama na Água

O filme A Dama na Água é um drama de conteúdo sobrenatural, que mistura lendas conhecidas mundialmente a criatividade sem limite do autor e diretor M. Night Shyamalan.

O roteiro foi baseado na história de ninar que Shyamalan criou para suas filhas, o qual ele adaptou para o tempo presente. No filme a trama envolve o selador de um prédio e seus moradores, o qual tinha uma monótona e ocupada vida que é agitada quando ele percebe estranhas atividades noturnas na piscina comunitária.

Na história de Ninar de Shyamalan, conta-se que a muito tempo, no passado, os seres humanos e o povo do mundo azul (seres que viviam nas profundezas dos mares) viviam em paz e se ajudavam de forma cooperativa. Os seres do mundo azul inspiravam os humanos em suas vidas, mas a ganância humana desmedida os afastou. Cegos ao mundo azul, as gerações humanas futuras deixaram de acreditar na existência do povo que lá vivia, conhecidos por narfs, ou ninfas da água.

O povo do mundo azul, não desistiu da humanidade e passou a mandar seus jovens em missões ao mundo humano, com o objetivo de despertar os seres humanos para a realidade além daquilo que era material. Porém, nem todos conseguem concluir a missão e voltar para casa...

Com um roteiro repleto de simbolismos e lições inspiradoras, assim como as histórias de ninar ou contos de fadas que conhecemos, Shyamalan cria um dos mais fantásticos filmes que eu já vi. Uma obra que encanta e emociona, ao mesmo tempo que faz o público pensar que talvez exista uma verdade lá fora, a qual os seres humanos ainda não conseguem ver pelo seu materialismo predominante. Afinal há tantas lendas pelo globo terrestre de similaridade assustadoras, entre povos que no passado não tinham como trocar informações culturais, como as próprias histórias sobre seres fantásticos que habitam as profundezas de lagos, rios, mares e oceanos, que vão desde as ninfas marinhas dos gregos a Iemanjá brasileira. Sem contar as histórias sobrenaturais que várias religiões diferente, pregam com verdade. Deuses, anjos, demônios... A verdade ninguém conseguiu alcançar ainda, mas se até a própria ciência, já possui defensores da teoria de multiverso, quem sabe os seres humanos venham no futuro, descobrir o fundo de verdade de muitas de suas histórias fantásticas. Histórias que mesmo com o passar séculos, nunca deixam de fazer parte da cultura humana pelo mundo.

Seja cético, crente, ou apenas uma pessoa de mente aberta e que curta uma boa história fantástica, definitivamente A Dama na Água é um filme que merece ser visto e revisto.

Não tenham medo e mergulhe no mundo azul sem medo.

Um comentário: