Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fantasticon 2011

Lançamentos da mais pura literatura fantástica brasileira, é o que não faltará nessa nova edição do Fantasticon. A abertura oficial do simpósio, será feita pelo autor de novelas, Tiago Santiago de Mutantes, que esteve em diversos trabalhos que envolveram realismo fantástico, como a novela Vamp (atualmente reprisada no Viva).

Andre Vianco, Eduardo Spohr e Raphael Draccon estarão juntos, pela primeira vez, em uma mesa-redonda e farão parte de uma das fantásticas atrações do evento. E as fronteiras da literatura fantástica em rumo ao infinito e além, indo onde nenhum escritor BR achava que poderia ir, contará com um bate-papo com Manuel da Costa Pinto jornalista, crítico literário e o atual curador da FLIP, junto com Nelson de Oliveira, escritor e coordenador do visionário Projeto Portal.

Além das palestras e bate-papos, um Painel Interativo com o Conselho Steampunk que quer divulgar a cultura Steampunk, que chega para ficar em terras brasileiras.

Também acontecerá uma oficina com foco na mídia digital, falando dos cada vez mais presentes e-books e, claro, muitos lançamentos e autores autografando.

Editoras parceiras da rádio Digital Rio e do programa Contos Sobrenaturais estarão presentes, como a Editora Draco, que convidou via Twitter os fãs para pegar autógrafos dos autores de Meu Amor é Um Anjo (Várias Autoras), O Castelo das Águias (Ana Lúcia Merege), A Corrente (Estevão Ribeiro), Neon Azul (Eric Novello), Necropolis (Douglas MCT) entre outros títulos fantásticos.

A Editora Estronho e Tarja Editorial também confirmaram presença na Fantasticon 2011, que inclui lançamentos para o envento, como Tempos de Algória de Richard Diegues (Tarja), Apenas uma taça, um brinde ao mestre Stocker de Georgette Silen (Estronho), Reino das Névoas de Camila Fernandes (Tarja), Jarbas de André Bozzetto Jr. (Estronho), A Bondade dos Estranhos de João Barreiros (Tarja), Livraria Limítrofe de Alfer Medeiros (Estronho, selo Fantas) e as antologias da Estronho Steampink e Deus Ex-Machina.
Para maiores informações, visite o site oficial do evento:
http://fantasticon.com.br/


PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – dia 12 de agosto

19h às 21h
ABERTURA OFICIAL

Palestra: “O REALISMO FANTÁSTICO NAS NOVELAS BRASILEIRAS”

* Tiago Santiago, escritor de novelas premiado, autor da saga dos “Mutantes”, na TV Record, esteve em diversos trabalhos que envolveram realismo fantástico, como a novela “Vamp” (atualmente em cartaz na TV Viva). Ele vai falar de suas experiências com este gênero tão apreciado pelos espectadores. Entre diversas questões, tentará responder “por que o realismo fantástico é tão fascinante?”. Atualmente o autor escreve a novela “Amor e Revolução” no SBT, no gênero realista, mas em breve deve voltar com novo trabalho de realismo fantástico, sobre o qual conversará também com a plateia.

SÁBADO – dia 13 de agosto

11h às 13h
Oficina: “COMO MELHORAR SUA CRIAÇÃO LITERÁRIA”
O editor Gianpaolo Celli apresentará não apenas os aspectos básicos da criação literária, como trabalhará de uma maneira que raramente acontece, os arquétipos, os modelos inatos que servem de matriz para o desenvolvimento da psique. Mostrará como elaborar estas “Imagens primordiais” que, existentes no inconsciente coletivo, podem ser encontradas na Mitologia de praticamente todas as culturas, independente do momento histórico e local.
Quando se fala de criação literária, consideramos que todo personagem é uma ‘pessoa’, que todo livro é a aventura de uma ‘vida’, e que a busca de alguém pela literatura é trabalhar aspectos da vida que não se consegue no cotidiano. E nada mais lógico que utilizarmos da Mitologia e da Psicologia para suprir as necessidades do leitor.

* Gianpaolo Celli é escritor e editor, além de administrador de empresas. Tem se dedicado ao estudo de ocultismo, esoterismo e mitologia. É colunista do site de neopaganismo “Tribos de Gaia”; co-autor da coleção Necrópole: “Histórias de Vampiros” (2005), “Histórias de Fantasmas” (2007) e “Histórias de Bruxaria” (2008); das coletâneas “Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos” (2006) e “Paradigmas, volume 3″ (2009), e co-editor e co-autor dos livros “Histórias do Tarô” (2008) e “Steampunk” (2009).

13h às 17h - (no Espaço Temático)
Painel Interativo: “TRANSFORME-SE EM UM STEAMPUNK”
Usando uma série de roupas, chapéus, artefatos, acessórios e outras parafernálias, o público poderá se transformar em um verdadeiro “steamer”, um adepto do Steampunk. E assim, sentir o passado ressurgir com ares de futuro e exalar uma aura de retrofuturismo.

* O Conselho Steampunk – Loja São Paulo tem como objetivo produzir e divulgar a cultura Steampunk tanto através de atividades e eventos culturais como produzindo e disponibilizando material literário, ilustrações e projetos de pesquisa.

13h às 14h
Bate-papo: “O MERCADO EDITORIAL DE LITERATURA FANTÁSTICA NO BRASIL”
Conversa com quem toma as decisões no mercado editorial brasileiro. Participação dos editores do gênero fantástico com novidades, informações e curiosidades do mundo editorial de hoje.

* Daniela Padilha, editora da DCL – Difusão Cultural do Livro
* Fabiana Andrade, diretora editorial da Underworld
* Gabriela Nascimento, editora da Gutenberg/Autêntica
* Marcelo Amado, diretor editorial da Estronho
* Mariana Rolier, editora executiva da Leya

14h30 às 15h30
Bate-papo: “AS FRONTEIRAS DA LITERATURA FANTÁSTICA”
A chamada literatura mainstream e a literatura de gênero possuem pontos de intersecção, chamados de fronteiriços (“bordelines“). A literatura de gênero é ampla o bastante para incorporar características de outras manifestações. Podemos ter misturas, por exemplo, entre FC e ficção de detetive. A proposta é discutir a possibilidade de acabarmos com essas fronteiras e fazermos não só a literatura de gênero se aproximar do mainstream, mas o inverso. Será possível o casamento entre as técnicas literárias do mainstream com o vigor temático da literatura de gênero?

* Manuel da Costa Pinto é jornalista e crítico literário. Foi um dos criadores da revista “Cult”, editor-assistente da Edusp, editor-executivo do Jornal da USP, redator do caderno “Mais!” e colunista da Folha de S.Paulo. Atualmente, é editor dos programas de literatura “Entrelinhas” e “Letra Livre” da TV Cultura e editor do “Guia Folha – livros, discos e filmes”. Autor de “Albert Camus – um elogio do ensaio” (Ateliê Editorial), “Literatura Brasileira Hoje” (Publifolha) e “Antologia comentada da poesia brasileira do século 21″ (Publifolha). É o atual curador da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

* Nelson de Oliveira é escritor e doutor em Letras pela USP. Publicou mais de vinte livros, entre eles “Poeira: Demônios e Maldições”, “A Oficina do Escritor” e “Algum Lugar em Parte Alguma”. Organizou a antologia “Geração 90: Manuscritos de Computador” e “Geração 90: Os Transgressores”, com os melhores prosadores brasileiros surgidos no final do século 20. Coordenou o Projeto Portal, de narrativas de ficção científica e fantasia. Dos prêmios que recebeu destacam-se o da Fundação Biblioteca Nacional (2007) e duas vezes o Casa de las Américas (1995 e 2011).

15h30 às 16h30
Palestra: “LITERATURA FANTASTICA: A EXPERIÊNCIA MEXICANA”
A Ficção Científica mexicana não é nova. Ela tem uma longa história com mais de 200 anos de passado, muito mais prolífera e rica do que as pessoas imaginam. O historiador mexicano Miguel Ángel Fernandez, convidado internacional do Fantasticon, considera que ela é uma das chaves para entender a Literatura Fantástica latino-americana, particularmente, a mexicana. E ele vem ao Brasil para contar essa história. (tradução de Martha Argel)

* Miguel Ángel Fernádez é escritor, advogado e historiador mexicano. Seus estudos das leis e sua pos-graduação em História, somado ao seu grande interesse pela literatura fantástica, em particular pela Ficção Científica, o transformaram em um investigador de enorme competência. Ganhou vários prêmios, participou de inúmeras convenções e colaborou com várias revistas em sete países.. Entre seus livros destacam-se “Visiones Periféricas: Antología de la Ciencia Ficción Mexicana”, que obteve o prêmio nacional Sizigias de melhor antologia do ano, e foi selecionado pela SEP para o programa de Bibliotecas de Aula do México.

16h30 às 17h - (no Espaço Temático)
Celebração: PROJETO “SELO BRASILEIRO”
O Selo Brasileiro é um projeto criado por um grupo de autores nacionais para divulgar literatura e cultura no país. A ideia é viajar pelo Brasil incentivando a leitura e fazendo contato com os leitores para que criar uma relação de intimidade por quem é apaixonado por um bom livro.
O Selo Brasileiro realizará uma celebração no Fantasticon para apresentar seu projeto e divulgar seus ideais. Neste encontro, contaremos com a presença dos autores, que conversarão com o público e autografarão seus livros, além de distribuirem brindes.

* O grupo é formado pelos escritores: Allan Pitz, Ana Paula Bergamasco, Carolina Estrella, Darlan Soares, Carlos Eduardo Bonito, Fabian Balbinot, Fabio Guolo, Georgette Sillen, Liana Cupini, Marcio Sheibler, Marcos Bulzara e Marson Alquati.

17h às 18h
Palestra: “HISTÓRIA, MATÉRIA-PRIMA DA LITERATURA FANTÁSTICA”
Atualmente, temos uma grande produção de Literatura Fantástica que usa a História como matéria-prima em sua construção. Os escritores Christopher Kastensmidt, Max Mallmann, Roberto Causo e Ana Cristina Rodrigues irão debater essa crescente produção presente em várias vertentes: da História Alternativa à Fantasia Histórica, passando pela ficção histórica propriamente dita e pelo retrofuturismo do Steampunk e movimentos correlatos.

* Christopher Kastensmidt é autor da série de fantasia “A Bandeira do Elefante e da Arara” (Devir). Foi finalista do Prêmio Nebula e ganhou o prêmio Realms of Fantasy Readers’ Choice Award. Tem contos publicados em oito países. Participou da prestigiosa oficina literária Viable Paradise. Membro da (Science Fiction and Fantasy Writers of America) e foi fundador do Concurso Hydra. Participou na criação de 30 games publicados mundialmente e foi diretor criativo da Ubisoft Brasil, uma das maiores empresas de video game do mundo. Criou o conceito original e fez o projeto de game design do jogo brasileiro mais vendido no exterior: “Casamento dos Sonhos”. Nasceu em Houston, Texas mas mora em Porto Alegre, Brasil.

* Max Mallmann nasceu em Porto Alegre no século XX, vive no Rio de Janeiro do século XXI e, ultimamente, tem passado temporadas na Roma do século I. Divide seu tempo e suas palavras entre a literatura e a televisão. Desde 2005, integra a equipe de roteiristas do seriado “A Grande Família”, da TV Globo. É autor dos romances “Confissão do Minotauro” (IEL), “Mundo Bizarro” (Mercado Aberto), “Síndrome de Quimera (Rocco), “Zigurate” (Rocco) e “O Centésimo em Roma” (Rocco).

* Roberto de Sousa Causo é formado em Letras pela USP> Autor do livro de fantasia “A Sombra dos Homens” (Devir); dos romances “A Corrida do Rinoceronte” e “Anjo de Dor”, pela Devir; e do estudo “Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil” (UFMG). Organizou as antologias “Rumo à Fantasia” .”Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica”, ambas pela Devir, entre outras. Seus contos apareceram em revistas e livros de dez países.

* Ana Cristina Rodrigues é historiadora, escritora, editora e tradutora, não necessariamente nessa ordem. Lê compulsivamente e escreve menos do que gostaria. Foi a única mulher a presidir o Clube de Leitores de Ficção Científica e fundou a Fábrica dos Sonhos. Como
contista, já publicou em diversas antologias no Brasil e no exterior. No momento, suas principais preocupações são criar um filho, cuidar do marido – o escritor e ilustrador Estevão Ribeiro – e de animais abandonados, além de estar à frente da Llyr Editorial e buscar
arduamente escrever um romance.

18h30 às 19h30
Palestra: “SEXO & FICÇÃO CIENTÍFICA: OS RELACIONAMENTOS ENTRE HUMANOS E ALIENÍGENAS
O tema recorrente do sexo com extra-humanos, quer sob forma de alienígenas, máquinas ou monstros sobrenaturais, denota a mistura de temor e desejo pelo outro, pelo diferente. Medo e desejo constituiriam manifestações subliminares do medo e desejo de experimentar prazeres e riscos implícitos numa capacidade sexual sobre-humana. É possível traçar uma analogia dessa fusão ambígua de medo e desejo com o misto de medo e curiosidade estereotipados que o colonizador europeu nutria em relação às práticas sexuais dos selvagens e, sobretudo, às práticas sexuais com os selvagens.
Em relação aos relacionamentos sexuais e afetivos entre humanos e alienígenas, embora o tema não seja novo, constitui um dos filões mais fecundos da ficção científica atual em todas as expressões. O escritor Gerson Lodi-Ribeiro irá falar dos enfoques literários e cinematográficos do sexo com alienígenas. Das relações platônicas às explícitas, das formas alienígenas de amar e transar, de uma forma que Barbarella jamais sonhou.

* Gerson Lodi-Ribeiro é escritor. Publicou duas noveletas na versão brasileira da Asimov’s: a FC hard “Alienígenas Mitológicos” e a história alternativa “A Ética da Traição” que abriu as portas do subgênero no fantástico lusófono. Autor da noveleta de FC premiada “A Filha do Predador”, das coletâneas “Outras Histórias…” (Caminho), “O Vampiro de Nova Holanda” (Caminho), ”Outros Brasis” (Mercuryo), e “Taikodom: Crônicas”(Devir), e do romances de história alternativa “Xochiquetzal: uma Princesa Asteca entre os Incas” (Draco) e de FC erótica “A Guardiã da Memória” (Draco). Editor das antologias “Phantastica Brasiliana” (Ano-Luz), “Como Era Gostosa a Minha Alienígena!” (Ano-Luz), e “Vaporpunk” (Draco).

DOMINGO – dia 14 de agosto

11h às 13h
Oficina: “O LIVRO ALÉM DA MÍDIA – A LITERATURA FANTÁSTICA NA ERA DO LIVRO DIGITAL“
- com Ednei Procópio

O modo como escrevemos os nossos livros mudou: Se antes os escritores manuscreviam os seus originais, ou utilizavam outras ferramentas mecânicas como a máquina de escrever, hoje os originais já nascem digitais em máquinas eletrônicas ligadas diretamente à grande rede mundial de computadores.
O modo como armazenamos os nossos livros mudou: Se antes as pesquisas realizadas por escritores, para comporem as suas obras, eram realizadas em bibliotecas físicas públicas ou privadas, hoje é possível também compor uma cena de um romance fantástico dentro do Museu do Louvre, por exemplo, sem nunca ter visitado pessoalmente o local. Isto é possível apenas utilizando as ferramentas da Internet como mapas reais, imagens 3D e aplicações de geolocalização.
O modo como compartilhamos os nossos livros mudou: Se antes as histórias, cenas e personagens fantásticos estavam apenas dentro das páginas dos livros, hoje se encontram quase que dispersas numa miríade de mídias e suportes modernos como áudio books, teatro, cinema, histórias em quadrinhos, livros digitais e até videogames. Um exemplo é o da saga Harry Potter, de J.K.Rowling, que recentemente chegou ao mundo literário digital, através do projeto Pottermore, com implicações para toda a indústria editorial e cultural.

* Ednei Procópio é editor, especialista em livros digitais. É membro da Comissão do Livro Digital da CBL e Coordenador do Cadastro Nacional do Livro. É autor da obra “O Livro na Era Digital” e criador do Blog www.eBookReader.com.br e da plataforma www.Livrus.com.br.

13h às 17h - (no Espaço Temático)
Painel Interativo: “TRANSFORME-SE EM UM STEAMPUNK”
Usando uma série de roupas, chapéus, artefatos, acessórios e outras parafernálias, o público poderá se transformar em um verdadeiro “steamer”, um adepto do Steampunk. E assim, sentir o passado ressurgir com ares de futuro e exalar uma aura de retrofuturismo.

* O Conselho Steampunk – Loja São Paulo tem como objetivo produzir e divulgar a cultura Steampunk tanto através de atividades e eventos culturais como produzindo e disponibilizando material literário, ilustrações e projetos de pesquisa.

13h às 14h
Palestra: “PALAVRAS MÁGICAS: FANTASIA OU REALIDADE?”
Muitas tradições e obras literárias apontam para o uso de certas palavras como provocadoras da Magia. Mas seriam mesmo mágicas as palavras? De que forma o poder reside dentro delas, segundo as diversas vertentes da literatura de Fantasia?
A proposta do Encontro do GELF, deste ano, é conversar sobre as Palavras Mágicas e suas possibilidades.

* GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), coordenado pela escritora Rosana Rios, que se dedica a discutir, apreciar e divulgar obras literárias de literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) suas interações e obras precursoras, além de comentar transposições para cinema, teatro, televisão e quadrinhos.

14h às 14h30 - (no Espaço Temático)
Celebração: FUNDAÇÃO DA “REPÚBLICA DOS ESCRITORES”
A proposta da República dos Escritores é fortalecer a classe dos autores e divulgar suas obras. A intenção é serem referência em qualidade literária, pregando o incentivo ao desenvolvimento profissional do escritor e o icentivo à leitura, através de programas de benefícios tanto para a orientação de autores, quanto para a difusão das obras dos associados (cidadãos republicanos) aos leitores.

* O grupo que irá fundar a República dos Escritores é composto por Chico Anes, Felipe Colbert, Fernando Heinrich, Leandro Schulai, Ricardo Ragazzo e Thiago Ururahy.


14h30 às 15h30
Palestra: “O FANTÁSTICO EM DOSTOIEVSK”
As narrativas fantásticas de Dostoiévski, considerado um dos maiores autores de todos os tempos, serão apresentadas pelo professor Flávio Ricardo. Ele fará uma relação entre os textos do escritor russo e o ensaio “A Filosofia da Composição”, de Edgar Allan Poe. O escritor russo foi desenvolvendo o fantástico ao longo de sua obra de modo a transformá-lo em elemento central, denunciando uma sociedade supostamente assentada em bases racionais.

* Flávio Ricardo Vassoler é Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Ministra cursos sobre literatura, cinema e história em instituições como a Casa das Rosas, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, e em festivais como o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico.

16h às 17h
Mesa-redonda: “LITERATURA BRASILEIRA DE ENTRETENIMENTO: A REVOLUÇÃO DA LEITURA”
A ficção brasileira vive, hoje, um extraordinário momento criativo. Nunca se escreveu tanto e de tantas maneiras por aqui como agora e, do mesmo modo, nunca foi tão simples publicar e ser lido. Autores de várias vertentes estão emergindo com trabalhos originais, muitos dos quais bem feitos, de nítida voz própria e com uma assumida influência pop ― uma característica comum entre aqueles que cresceram a partir da década de 1980.
A Literatura Fantástica brasileira é uma realidade. Com amplo público leitor cativo e protagonizando uma infinidade de eventos alternativos, ela já possui um reconhecimento. Aos poucos, vamos percebendo que há um amplo espaço no Brasil para todo tipo de ficção e que para figurar no panteão da literatura brasileira, uma obra não precisa, necessariamente, estar em absoluta conformidade com os critérios do meio acadêmico e nem a ele prestar contas, já que não depende do seu reconhecimento para ser legitimada.

* André Vianco é o escritor que mais conquista leitores de terror, suspense e fantasia no Brasil. Atualmente, com 13 obras publicadas, e mais de 700 mil exemplares vendidos. Vianco é hoje reconhecido como representante brasileiro do gênero terror. O escritor explora o sobrenatural e o imaginário popular com facilidade e entusiasmo, levando o leitor ao gosto pela literatura. Agora ele começa a incursionar pelo mundo do audiovisual. Roteirizou, produziu e dirigiu o piloto para a série intitulada “O Turno da Noite”, uma adaptação de sua obra de mesmo nome. Atualmente o projeto está em fase de pós-produção.

* Eduardo Spohr é escritor e jornalista. Trabalhou como repórter e redator no Cadê Notícias, na StarMedia, no iG e depois como analista de conteúdo do Ibest e como editor do portal Click21. É participante do NerdCast, o podcast do site Jovem Nerd, e autor do romance “A Batalha do Apocalipse” (Record/Verus). Atualmente, além de seus projetos gráficos, ministra o curso “Estrutura Literária – A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura”, na faculdade Hélio Alonso, do Rio.

* Raphael Draccon é roteirista profissional e autor de literatura fantástica contemporânea, ficção de horror e romances sobrenaturais. É o autor mais jovem a assinar com os braços nacionais de duas das maiores holdings editoriais do mundo (Planeta e LeYa), e roteirista premiado pela American Screenwriter Association. Autor da série “Dragões de Éter” (LeYa), que já ultrapassou a marca de 50 mil exemplares e estreou no mercado literário português com o livro “Espíritos de Gelo”, pela editora GaiLivros.

* Luis Eduardo Matta autor de vários livros, entre eles os thrillers “O Véu” (Primavera Editorial), “120 Horas” (Planeta) e “Ira Implacável” (Razão Cultural); e os juvenis “Morte no Colégio” (Ática), “Roubo no Paço Imperial” (Ática), “O Rubi do Planalto Central” (Ática) e “O dia seguinte” (Escrita Fina). Tem diversos artigos e ensaios publicados, a maioria no portal Digestivo Cultural. Com abordagem contemporânea e estilo ágil e refinado, Matta confere ao thriller uma fisionomia brasileira sem despojá-lo das características fundamentais do gênero universal.

16h às 17h – (no Espaço Temático)
Fantastiquinha: “CANTANDO HISTÓRIAS FANTÁSTICAS”
E a criançada também tem vez! Bruxas, animais que falam e um gênio prá lá de mal humorado… Tudo isso e muito mais num caldeirão de histórias! Venha fazer parte desse fantástico mundo de pura magia narradas em meio a músicas e atividades lúdicas para toda a família.

* Atividade com o Grupo Cantando Histórias: com a contadora Dorotilde e os músicos Marcela Faustino e Márcia Faustino.

18h às 19h – Com transmissão direto da Inglaterra
Palestra ao vivo em 3D: “PUBLICAR COMERCIALMENTE É FÁCIL…”
Em uma palestra inédita, em 3D, diretamente de seu escritório na Inglaterra, o consultor literário James McSill falará e responderá perguntas sobre o mercado editorial, ensinando alguns pequenos segredos para a escrita de um livro comercialmente viável. A palestra que será apresentada no Fantasticon 2011 cobrirá um dos grandes temas abordados por James McSill nos cursos de imersão literária que ministra ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
A palestra será feita em Português.

* · James Mcsill é consultor literário internacional, assessor, cirurgião de texto (story doctor), palestrante e representante de autores.

EXPOSIÇÃO – SÁBADO E DOMINGO

a partir das 11 horas
Painel “O Vampiro no Brasil: Uma Fantástica Jornada” - (no Espaço Temático)
- curadoria de Silvio Alexandre e Adriano Siqueira

LANÇAMENTOS DE LIVROS

# “Amor de Sangue”, de Luciano Milici (Clube de Autores)
# “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2010”, de Marcello Simão Branco e César Silva (Devir)
# “Apenas uma Taça, um Brinde ao Mestre Stocker”, de Georgette Silen (Estronho)
# “Apocalipse Zumbi”, de Alexandre Callari (Évora)
# “Asgard: A Saga dos Nove Reinos”, Sóira Celestino e Evandro Guerra (orgs.) (Jambô)
# “A Bondade dos Estranhos”, de João Barreiros (Tarja)
# “As Cidades Indizíveis”, Nelson de Oliveira e Fábio Fernandes (orgs.) (Llyr)
# “Crônicas de Tormenta”, de J.M. Trevisan, (org.) (Jambô)
# “Deus Ex Machina, Anjos e Demônios na Era do Vapor”, Cândido Ruiz, Tatiana Ruiz e M. D. Amado (orgs.) (Estronho)
# “Dieselpunk”, de Gerson Lodi-Ribeiro (org.) (Draco)
# “Dupla Fantasia Heróica 2”, de Christopher Kastensmidt e Roberto de Sousa Causo (Devir)
# “Enciclonérdia”, de Luís Flávio Fernandes e Rosana Rios (Panda)
# “Encontro com Rama”, de Arthur C. Clarke (Aleph)
# “A Fada e o Bruxo”, de F. Medina (Livrus)
# “Ficção Científica – Um Gênero para a Ciência”, de Roberto Belli (Edifurb)
# “A Grande Criação de Nicolas”, Dennis Fabricio (Llyr)
# “A Guardiã da Memória”, de Gerson Lodi-Ribeiro (Draco)
# “Os Herdeiros dos Titãs”, Eric Musashi (Giostri)
# “Imaginários 4”, Erick Santos Cardoso (Draco)
# “O Incrivel Mundo do Senhor da Chuva”, de Janda Montenegro (Vermelho Marinho)
# “Ira dos Dragões e outros contos”, de Thiago Tizzot (Arte & Letra)
# “Jarbas”, de André Bozzetto Jr. (Estronho)
# “Lerulian: A Queda da Cidade dos Homens”, de Dan Albuk (Novo Século)
# “Livraria Limítrofe”, de Alfer Medeiros (Estronho)
# “O Livro dos Gatos”, de Estevão Ribeiro (Llyr)
# “Nova Edição da Coleção”, H. P. Lovecraft (Iluminurias)
# “Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica”, Roberto Causo (org.) (Devir)
# “O Misterioso Sr. Spines – Asas”, Jason Lethcoe (DCL)
# “O Poder do Fogo”, de Khêder Henrique (Novo Século)
# “O Portal“, de Eliane Raye (Vermelho Marinho)
# “Reino das Névoas”, de Camila Fernandes (Tarja)
# “Sagas Vol. 2 – Estranho Oeste”, antologia (Argonautas)
# “Sagas Vol. 3 – Martelo das Bruxas”, antologia (Argonautas)
# “O Segredo da Guerra”, de Thiago Tizzot (Arte & Letra)
# “Steampink”, Tatiana Ruiz (org.) (Estronho)
# “Tempos de Algória”, de Richard Diegues (Tarja)

ENDEREÇO DO FANTASTICON 2011

BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA
Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana – 04021-050 São Paulo – SP
Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389

ENTRADA FRANCA

1) Não é necessário se inscrever antecipadamente.
As senhas, para todas as atividades, serão distribuídas com 1h de
antecedência, obedecendo à capacidade de lotação:
101 lugares na Sala Luiz Sérgio Person.

2) As Oficinas serão na Sala Luiz Sérgio Person – Vagas limitadas.

3) Lançamentos, Autógrafos e Painéis serão no Espaço Temático.


Fonte:
Site oficial do Fantasticon - Programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário