Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 27 de julho de 2011

Os Livros que Gostei 08

O livro O Castelo das Águias da autora Ana Lúcia Merege, uma publicação da Editora Draco, trata-se de uma fantástica história com magos e seres mágicos incríveis. Humanos, elfos, animais mágicos e outros seres fantásticos dividem as páginas desse livro que encanta em vários sentidos. Uma história de aventura e romance na dose perfeita, que consegue agradar tanto ao público feminino, como ao masculino, com personagens interessantes, intrigantes e apaixonantes.

A história tem uma sociedade mágica revelada de forma interessante, onde se fala da magia e de problemas de carater social de uma forma natural que o leitor começa a se identificar com os dramas pessoas dos habitantes do Castelo das Águias e fica difícil não tomar partido desse ou daquele morador, apoiá-los, criticá-los ou mesmo se apaixonar por eles.

Ambientado em um misto de escola e universidade, temos personagens com idades variadas e logo, a história se mostra perfeita para leitores de todas as idades.

A história é narrada do ponto de vista de Anna, uma jovem que chega para ser uma Mestra no Castelo e ensinar Saga aos jovens alunos. Entre os outros Mestres, está Kieran um mago misterioso e charmoso, que chama atenção de Anna logo de primeira. (E a minha também.)

Os dois tem um relação meio conturbada e em certos momentos até divertida, pois Anna é impulsiva em algumas ocasiões, enquanto Kieran faz o tipo mais estrategista. (Além de um pedaço de mau caminho!)

Ana Lúcia Merege revela nesse livro através da personagem Anna um universo mágico, que mistura várias lendas mundiais conhecidas, mas com um toque de realidade, que o torna bem original, com personagens que tem até um jeito de ser bem brasileiro em dados momentos. O que torna a história original e fascinante e mostra que no Brasil, mesmo sem uma tradição em literatura fantástica, como tem a Inglaterra e a Alemanha, temos autores fantásticos de grande criatividade e talento, que possuem referências clássicas e textos interessantes. O Castelo das Águias é um bom exemplo da atual literatura fantástica brasileira, o qual vale a pena ser lido e relido, dada a riqueza de detalhes desse universo mágico de pura fantasia.

O livro tem 192 páginas de pura aventura e eu recomendo para todos que gostem da boa literatura fantástica, com um toque verdadeiramente mágico.


Ana Lúcia Merege descende de fenícios do Líbano e de Al-Gharb. É escritora, bibliotecária, articulista e mediadora de leitura. Pesquisadora de Mitologia, Literatura Fantástica e História do Livro, trabalha na Biblioteca Nacional.

Escreveu os livros de ficção O Caçador (2009) e O Jogo do Equilíbrio (2005) e o ensaio Os Contos de Fadas (2010). Já publicou artigos e contos, inclusive em algumas antologias, como a Imaginários vol. 1 (2009) da Editora Draco, com o conto A Encruzilhada, passado no mesmo universo de O Castelo da Águias. Também participa de antologias como Paradigma 4 da Tarja Editorial e Extraneus Vol. 2 - Quase Inocentes da Editora Estronho.

Entre os novos projetos da autora, temos a continuação de O Castelo da Águias e uma outra publicação da Editora Draco, como autora convidada, a antologia Meu Amor é um Mito, da Coleção Amores Proibidos. Além da participação de Ana Lúcia Merege como autora convidada, no audiobook do programa Contos Sobrenaturais, Vampiros de Alma - A lenda de Succubus e Incubus.

(Fonte biografica: Editora Draco, Tarja Editorial e Editora Estronho.)


Blog do livro O Castelo das Águias:
http://castelodasaguias.blogspot.com/

Blog da autora Ana Lúcia Merege:
http://www.estantemagica.blogspot.com/

Twitter Oficial da autora:
@

2 comentários:

  1. Puxa, adorei a resenha. Tenho tido mais contato com a leitura fantástica e estou adorando a criatividade e o talento dos nossos escritores.

    Bjs.
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Marcia, quem gosta de literatura fantástica e também boa dose de fantasia. Esse livro é maravilhoso!

    ResponderExcluir