sexta-feira, 27 de maio de 2011

Audiocontos nas ondas do rádio e surfando na rede

Que o programa já saiu das ondas do rádio e está surfando na rede, todo mundo sabe, mas com a quantidade de audiocontos e a maioria muito grande para os canais da rádio e do programa, vamos começar a disponibilizar os audiocontos apenas na forma de audio, tanto para ouvir como para baixar.

O primeiro, em caráter de teste, é o clássico O Gato Preto de Edgar Allan Poe:
Parte 1
http://www.4shared.com/audio/A1wSHByV/ogatopretop1.html
Parte 2
http://www.4shared.com/audio/Lp3gYdVZ/ogatopretop2.html

Continuando com as novidades, no programa dessa noite, a partir de meia-noite, teremos um audioconto da autora Ju Lund.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

114 anos de Drácula

Hoje é dia de "apagar a velhinha"! Bom, se levar em conta quem é o aniversariante é apagar no sentindo fúnebre mesmo... Se bem que conhecendo a figura, ele vai preferir apagar uma mocinha. Ou talvez umas três? Sim, hoje é o dia que o autor irlandês Bram Stoker deu ao mundo seu tão adorado vampiro, o Conde Drácula.

Stoker já tinha outros livros publicados quando, em 26 de maio de 1897, lançou o livro intitulado Drácula, o qual o faria um dos escritores mais populares do mundo. Infelizmente, isso só aconteceu após a sua morte (que ocorreu em 1912), com o lançamento de Drácula nos cinemas, em 1931.

Drácula não é só um livro revolucionário em vários sentidos, escrito em forma de diários e cartas, mostra o ponto de vista de cada personagem de uma forma tão cúmplice, que o leitor sente que está lendo algo que foi tirado de um baú antigo de família. Também não podia ser diferente, foram seis anos de pesquisa, que começou em 1890 e foi encerrada em 1896 e a publicação da história no início do ano seguinte. Pesquisa essa que deixou coisas de lado (o suficiente para seu sobrinho-neto continuar a história mais de 100 anos depois da publicação do livro), mas fundamentais para o enriquecimento da trama e caracterização de cada personagem.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lançamentos Sobrenaturais: Duas Horas com Coelho Neto

A Editora Infinitum em parceria com a UERJ, irá realizar um evento para tornar oficial o lançamento de Esfinge de Coelho Neto.

No evento “Duas Horas com Coelho Neto: O Escritor Maldito” acontece uma mesa redonda sobre a obra do escritor e sua vida.

CLICAR NO CONVITE PARA AMPLIAR

Também haverá venda de exemplares impressos do livro... Quem disse que a Infinitum só tem e-book? (Só pela capa, eu imagino que a versão impressa deve ter ficando linda.) Porém os que quererm entrar de cabeça na onda dos e-book, podem iniciar sua biblioteca, adquirindo o e-book de Esfinge na loja virtual a editora por um preço bem pequenino.

domingo, 22 de maio de 2011

Lendo e Aprendendo IV

Se um "crítico" podem atrapalhar mais que outra coisa, uma crítica construtiva podem ser ótimas para os autores... Bom, pelo menos aqueles que sabem ouvi-las. Infelizmente do mesmo jeito que tem o pessoal do lado da crítica, sem conhecimento suficiente para determinar quando um texto é bom ou não, especialmente quando trata-se de alguém especializado apenas em um estilo ou/e gênero literário. Tem aqueles autores que não aceitam críticas negativas. O autor também tem que conhecer um pouco do crítico e analisar bem a crítica negativa feita, por que algumas vezes o problema é mesmo do texto.

Um texto mal escrito é geralmente aqueles que tem muito erro gramatical ou algo do tipo, como o uso de linguagem coloquial, informal, popular e/ou de internet, sem um motivo justificável. Verdade que o autor sempre terá seus textos revisados, só que um autor que não fica preocupado com os erros gramaticais por conta da revisão, nunca vai aprender a escrever corretamente. Claro que se passar algo, não precisa se auto flagelar, acontece. Por isso uma boa revisão é necessária, só não dá para reescrever o texto para o autor.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lançamentos Sobrenaturais: Adorável Sexta-feira 13

A próxima sexta-feira será 13 e a noite será adorável para os fãs do sobrenatural e vampiros em São Paulo, pois acontece o lançamento do Adorável Noite de Adriano Siqueira, uma publicação da Editora Estronho.

Adriano Siqueiro é parceiro do Contos Sobrenaturais desde o início e para seus fãs o livro solo é um sonho afinal realizado. Para aqueles fora de São Paulo, claro que não vamos deixar a data passar em branco. Por isso no programa dessa semana faremos um especial só com audiocontos do autor.

domingo, 8 de maio de 2011

Lendo e Aprendendo III

"Se não quer ajudar, não atrapalha."

Esse é um dos principais lemas na rádio Digital Rio, a qual precisou incluir entre seus posts uma espécie de política de parceria, para os que não entendiam o objetivo das parceria compreendessem o que buscamos. Porque no fim das contas os únicos que não estavam sendo beneficiados com a "ajuda" de alguns pretensos parceiros, eram aqueles que a rádio tem como foco principal, desde que iniciou o Projeto Literatura nas Ondas do Rádio, os autores.

Depois que a febre vampiresca atacou os leitores brasileiros, iniciada pelos livros da saga Crepúsculo, muita coisa boa aconteceu em relação a abertura para novos autores e suas obras, mas outros fatos lamentáveis também ocorreram. Isso porque a saga parece que despertou a irá de alguns, que ao invés de se empenharem em mostrar os bons trabalhos que estão chegando, perdem tempo falando dos que acharam ruim, especialmente os que seguem o estilo e gênero da autora.

Só que não fica só nisso, ainda vemos pessoas usando o título de "crítico" simplesmente para atacar o que não conhece, essa é a verdade. E não falo só do gênero de livro da saga de Stephenie Meyer. Falo de muitos outros gêneros e também estilos, que começaram a ter destaque e por serem diferentes são atacados.

Para quem não sabe, o clássico autor William Shakespeare era um autor popular e seus textos foram feito para o teatro. Então se atualizarmos seus textos, Shakespeare deixará de ser um brilhante contador de história? Claro que não.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lançamentos Sobrenaturais: O Castelo das Águias na Travessa do Ouvidor

POST ATUALIZADO 10 DE JUNHO

No dia 26 de Abril a Editora Draco promoveu mais um lançamento fantástico aqui no Rio de Janeiro, o livro O Castelo das Águias da autora Ana Lúcia Merege. E nada melhor que reunir o novo com uma das mais tradicionais livrarias cariocas, a Travessa do Ouvidor, no centro da cidade.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aquecimento Bienal do Livro RJ

Que essa Bienal do Livro RJ será a mais fantástica de todos, isso ninguém pode negar.

Só por alguns nomes da literatura fantásticas internacional como Anne Rice, já confirmando presença, imaginamos o que vai rolar. Também fiquei sabendo que a Martha Argel (Relações de Sangue, antologia Amor Vampiro entre outros) e a Giulia Moon (Kaori - Perfume de Vampira, também autora de Amor Vampiro entre outros) devem estar nessa bienal. No decorrer dos próximos meses, vamos ter muito o que falar por aqui.

A partir desse mês de maio, uma mês bem significativo para os fãs de vampiros, pois é o mês que Bram Stoker trouxe a luz (metaforicamente falando, é claro) seu famoso romance, Drácula; o blog do Contos Sobrenaturais começa o aquecimento para a Bienal do Rio de Janeiro 2011.

Em ritmo de novidade, começamos com um pouco de incentivo para quem adora um sorteio. Teremos nas próximas semanas algumas promoções bem legais. Começando por uma camisa exclusiva do lançamento do livro O Castelo das Águias, publicação da Editora Draco, com marcador autografado pela autora Ana Lúcia Merege. Que vamos divulgar no Twitter (pelo @ e pelo da rádio @) e no facebook do Contos Sobrenaturais. Para participar só nos seguindo.

Também teremos sorteio de um livro da Anne Rice. (Já se preparando mentalmente para vê-la em carne e ossso... Oremos!)

Além de kit com marcadores e botons da Editora Estronho, que o correio ainda não entregou, então deixou para falar quais são quando estiverem em minhas mãos. Só com a certeza que nele terá marcador e boton exclusivo da Sociedade das Sombras - Contos Sobrenaturais.

domingo, 1 de maio de 2011

Eles estão por toda parte...

Você está na escola, no metrô, no shopping center, na fila do supermercado… e, de repente, suas forças vão embora. Você se sente fraco, sua energia escoando rapidamente, e pensa que não se alimentou direito. Você foi pego.

Eles estão em toda parte à procura de alimento. Escolhem suas vítimas e saciam sua fome silenciosamente, sem ser notados. São predadores. Vampiros. Mas não espere por grandes presas, transformações físicas e mordidas no pescoço. Esse tipo de vampiro não se alimenta de sangue.

Seriam eles bons, malignos ou apenas uma força da natureza? Você se tornaria um deles se pudesse? Ou os combateria, buscando formas de se proteger? Qual as intenções das Ordens Iniciáticas vampíricas?

Você tem coragem de se aventurar por esse mundo muito mais sombrio do que a noite?